Cartão de crédito: Saiba como negociar dividas

Publicidade

Certamente as dividas de cartão de crédito possuem um grande impacto financeiro na vida pessoal de todo mundo.

Neste vasto mercado de crédito com certeza a facilidade com que os cartões são adquiridos e até pelo descontrole de quem o possui.

No entanto esse descontrole sobre os gastos dos usuários, acrescidas de juros e taxas que geralmente são altas, são um verdadeira bomba no orçamento mensal.

Atualmente se você tem dividas ou está com problemas financeiros, entenda que o cartão de crédito tem um boa culpa neste vasto campo de dividas.

Entretanto o cartão é considerado a pior forma de crédito disponível, pelo fato de efetivar parcelamentos que seja de produtos ou até mesmo de dívidas, e se houver atraso de pagamento o acumulo é maior.

Portanto neste artigo vamos mencionar algumas dicas para evitar essa situação e também boas maneiras para se sair bem em caso de já obter muitas dividas.

Resultado de imagem para dividas de cartão de crédito

Como evitar dividas no cartão de crédito?

Certamente antes de entender um melhor caminho para resolver suas dividas é muito importante primeiro saber como fazer para evitar essas dividas e para também não ter problema para que ocorra novamente e assim você consiga evitar esse transtorno novamente.

Acompanhe sua movimentação com o cartão diariamente

Se você procura efetuar compras e não conferi o dia-a-dia, é daqueles que tem o hábito de só se dar conta do que gastou quando a fatura chega, essa é uma das principais formas de se perder o controle financeiro total. O fato de poder utilizar o cartão no dia-a-dia facilita muito.

Porém se temos o habito de conferir somente na fatura os gastos obtidos no mês, nem sempre onde compra feita ou de quantas vezes usamos o cartão.

Entretanto efetuar os acompanhamentos dos gastos que seja diariamente ou pelo menos semanalmente, facilita pra que você consiga ter um controle melhor de seus gastos e assim consiga controlar um pouco mais seu financeiro.

Vale ressaltar que a maioria das administradoras de cartão disponibilizam um aplicativo que permite o consumidor acompanhar suas movimentações em tempo real de uma forma clara e bem prática.

Limite utilizado uma divida a mais

Infelizmente uma das formas de contrair uma divida com o cartão de crédito é a soma das parcelas de compras parceladas, geralmente a facilidade de parcelar as compras em x vezes sem juros te ajuda a conquistar um item muito desejado, porém o peso das parcelas serão sentidas mensalmente.

Com o valor total da compra parcelada para o comprador por diversas vezes é um peso até porque não se deve esquecer que o valor total será pago de qualquer forma .

Em outras palavras é muito importante ter atenção as compras parceladas, porque obter outras compras o acumulo de parcela pode tirar seu controle financeiro.

E a situações que a soma das parcelas ultrapassa o seu limite disponível para pagamento causando um transtorno ainda maior em sua renda financeira.

Publicidade

Evite pagamentos em atraso

Vale ressaltar que as taxas de juros cobradas pelo atraso do pagamento são as maiores do mercado financeiro, entre todas as linhas de crédito as taxas e juros de um cartão de crédito são realmente altas, por essa razão procure não atrasar por que o custo é realmente alto.

Pagamento mínimo

No entanto no momento em que estamos mais apertados financeiramente as operadoras acabam oferecendo um grande atrativo, que é o pagamento minimo.

Entretanto é importante lembrar que é realmente um valor mais baixo do que o que foi gasto no mês.

Mas entenda que essa é uma grande armadilha, porém os juros e taxas cobrados sobre o que restar de fatura é realmente muito alto, a ponto de ser comparável as taxas referentes ao atraso do pagamento.

Parcelamento de fatura

Em outras palavras o parcelamento de fatura é uma verdadeira pegadinha, um bom exemplo é imagine que você tem compras parceladas e sua administradora do cartão permite que você parcele o seu saldo total da fatura em algumas vezes.

A principio pode até ser uma boa opção, porém lembre-se que as taxas cobradas são altos demais e com certeza será uma taxa muito alta para seu orçamento.

Negociar as dividas de um cartão

Se no momento você já possui dividas em seu cartão, como por exemplo compras parceladas, primeiramente você deve fazer um esforço imediato para não utilizar o cartão para compras parceladas e em seguida não utilizar mais o cartão.

Felizmente é um esforço sadio ao seu orçamento.

Em segundo se esforce para quitar tudo que ficou de pendencia, por que assim você conseguirá reduzir as taxas cobradas. Assim conseguirá resolver sua situação mais rapidamente.

Uma boa opção é no caso de ter algum dinheiro guardado, ou aplicado muitas vezes é viável utiliza-lo para quitar essa divida do cartão. Com certeza as taxas com relação a divida do cartão são muito maiores do que a taxa de qualquer rendimento.

No entanto se você não possui nenhuma reserva para conseguir quitar a sua divida, uma opção é encontrar no mercado financeiro alguma linha de crédito que possua taxas de juros pelo menos mais baixas. Geralmente as linhas de crédito pessoal são bem indicados e possuem boas garantias.

Boas dicas são os empréstimos com garantia de imóvel ou de veiculo, ou até mesmo um crédito consignado por exemplo.

Certamente com uma linha de crédito mais atrativa se pode quitar a divida de cartão de crédito e ficar livre das taxas e juros abusivos dessa modalidade.

Uma dica extremamente importante, após estar em posse do valor procure negociar sempre com a administradora para a quitação total da divida, mas tente negociar por que assim pode ter a chance de uma redução nos juros. O que é possível muitas vezes.

Certamente por algumas vezes os valores ultrapassam inclusive sua renda mensal.

Contudo após finalizar as dividas fazer um orçamento mensal é uma boa ajuda, por que através de um planejamento você consegue honrar com seu compromisso financeiro e evitar transtornos novamente!

Publicidade