Como listar meus defeitos em uma entrevista?

Publicidade

Quando se é solicitado em uma entrevista para que você cite seus defeitos, é algo muito complicado, porque? Normalmente quando te pedem, “citem suas qualidades”, você já sabe até o que responder!

O que pode resultar em uma bela arapuca pra você.

Existem algumas dicas que são usadas para que você saia bem quando for citar as suas fraquezas, além te de ajudar a não sair prejudicado em frente aos recrutadores e conseguir analisar alguns pontos positivos.

Como responder quando lhe perguntarem defeitos na entrevista

Reunimos algumas dessas dicas abaixo pra você;

1. Dê a resposta que eles querem ouvir;

Digamos que não exista resposta certa para a pergunta “cite seu defeito”, até porque, o essencial para eles é você mostrar sua determinação em vencer os desafios pessoais e em evoluir como trabalhador e também como pessoa.

Tente remanejar seu defeito para o cargo que você está se candidatando e para as suas futuras funções na empresa.

Lembrando um detalhe importante, sempre cite seus defeitos no modo passado, mostrando que já conseguiu supera-los e melhorou assim no âmbito profissional com isso.

Tornar algo que você tem em tom positivo deve ser sua unica preocupação para responder a esta pergunta do recrutador.

2. Fuja dos clichês;

Fuja dos defeitos que todos podem usar para se favorecer como “sou super viciado no trabalho” ou que seja “sou muito perfeccionista”, apesar de ter o seu lado positivo essas falas, use-as contornando a situação falando de uma outra forma para lhe ajudar.

Publicidade

Dizendo frases como por exemplo “utilizo muito do meu tempo observando com mais detalhes as coisas” ou “tenho que trabalhar com mais produtividade do que mais arduamente.”

Lembrando que muitos recrutadores levam quem usa uma “qualidade enfeitada de defeito” demonstra uma auto-análise do candidato e falta de sinceridade.

3. Demonstre uma reação positiva;

Um dos principais focos dos recrutadores com essa pergunta é saber até que ponto o candidato consegue identificar tal problema e como contorna-lo.

Nessa parte, entra o conhecido coaching do entrevistador. Assim tendo noção do tipo de pessoa que ele contratará para o seu quadro de funcionários e como ele se dará em um trabalho de equipe.

Se você quer ser sincero quanto a seus defeitos, tome cuidado na hora de contorna-los, por exemplo, caso você cite um defeito grave como chegar atrasado, mostre que está disposto a superar esse tal erro ou cite alguma forma positiva da qual você quer lutar e está conseguindo vencer essa fraqueza.

Citando alguns exemplos pra você:

  • As vezes quando gasto muito tempo executando uma tarefa ou faço alguma tarefa que fui ordenado, tenho em mente não falhar com o tempo que me foi dado. Mesmo sendo mais demorado, gosto de me certificar que tudo fica bem feito!
  • Quando eu era estudante, nossa, geralmente deixava tudo para ultima hora, gostava de trabalhar sob pressão, porém com que passei executando algumas tarefas no ultimo trabalho, aprendi a gerenciar meu tempo e executar todo o trabalho de uma forma eficiente.
  • Tenho dificuldade em executar cálculos, porém com os meus últimos treinos, já venho me considerando um rapaz melhor.
  • Ser organizado sempre foi algo que me foi difícil, porém com as experiências que tive na vida consegui formas de gerenciar melhor meu tempo e minhas tarefas, melhorando gradativamente minha organização!

 

E ai, gostou das dicas? Preparado para sua colocação profissional?

Estaremos aqui para tentar lhe dar mais algumas dicas! Clique aqui e veja as demais.

Publicidade

5 Comments

  1. Pingback: dorama hdrezka
  2. Pingback: movies hdrezka
  3. Pingback: HDrezka
  4. Pingback: LostFilm HD 720

Comments are closed.