Conheça neste artigo algumas dicas de como conseguir um reconhecimento profissional e qual a importância do mesmo

Publicidade

Entenda neste artigo o que se pode fazer para que o seu trabalho seja valorizado na empresa.

No entanto possuir um reconhecimento profissional se torna um ponto muito importante, vale mencionar que todo profissional gosta de ter a afirmação que está efetuando um trabalho legal e a sensação de realização pelo reconhecimento.

Também pode-se cogitar a hipótese de ao obter um reconhecimento o profissional possua uma vontade maior e melhor de trabalhar. Sendo assim, isso é muito importante tanto para o lado empresa quanto o lado pessoa.

Entretanto se atualmente não tem sido reconhecido como almeja em seu trabalho, acompanhe neste post algumas dicas que mencionaremos aqui. Saiba o que de fato é um reconhecimento profissional e o porque é de extrema importância e o que fazer para poder conseguir ser mais reconhecido pelo que vem apresentando.

Você sabe o que significa ter um reconhecimento profissional?

Vale ressaltar que um reconhecimento profissional é o modo que a empresa encontra pra demonstrar que o funcionário está no caminho certo e tem apresentado um bom trabalho, o reconhecimento pode ser através de um elogio de um superior na frente de todos os colaboradores ou mesmo por um e-mail, pode vir por meio de um aumento de salário ou até mesmo por uma tão desejada promoção.

Em outras palavras, caso ocorra do superior lhe parabenizar pelo relatório entregue, ou porque antecipou o prazo de algum, entenda que esse ato também é um reconhecimento profissional.

Ou até mesmo quando se é promovido ou obteve algum aumento, mesmo que com isso não interfira na mudança de cargo, essa também é uma forma de reconhecimento.

O que a importância do reconhecimento profissional acarreta para o profissional?

No entanto é importante mencionar que receber um reconhecimento profissional é mais importante pelo fato de permitir que você se sinta realizado e ainda possua uma vontade maior de ser mais produtivo e possuir bastante eficiência em seu trabalho.

Além disso receber o reconhecimento de um colega ou de um superior e os mesmos reconhecem o esforço profissional, essa ação demonstra onde a pessoa se saiu melhor, para que assim possa repetir esse bom desempenho diversas outras vezes.

Em outras palavras, o reconhecimento profissional pode ser visto como uma espécie do que conhecemos como Bússola, que pode indicar onde está acertando e como pode vir a se qualificar cada vez mais no que tem feito, permitindo assim que vá em busca de novas formas para aprender mais e efetuar suas tarefas de uma forma mais possível.

* Como adquirir um reconhecimento profissional em seu trabalho

Entretanto para que se possa obter um reconhecimento profissional é necessário que se faça um bom trabalho e que o mesmo apareça. No entanto não adianta por exemplo entregar um relatório em um determinado prazo se ninguém conseguir perceber isso.

Assim como também não adianta você esforçar-se e aumentar as vendas para determinados produtos se não houver ninguém sabendo de que esse mérito é seu. Confira a seguir o que mencionamos para que se possa fazer notar suas evoluções de uma forma apropriada.

Reconhecimento no Trabalho, como é quão importante é? #VAGASEESTAGIOS
Reconhecimento no Trabalho, como é quão importante é? #VAGASEESTAGIOS

1- Esforçar-se

Em primeiro lugar para ser profissionalmente reconhecido é importante que você seje bom no que faz. Portanto lembre-se de sempre se esforçar. Em caso de possuir uma tarefa que tenha uma certa urgência para entrega, procure chegar mais cedo e opte por sair mais tarde, caso acredite ser necessário.

2- Procure sempre buscar mais conhecimento

Entretanto efetuar um curso para aprimorar seus conhecimentos é muito válido e também uma boa forma de demonstrar que se empenha e está disposto a desenvolver algo bom para a empresa. Uma boa ideia é optar pelos cursos online, ou até quem sabe melhorar seu inglês, e sempre que houver oportunidade deixe que outras pessoas saibam que você anda aprendendo.

Publicidade

 3- Possua boas relações com todas as pessoas

Saiba que as empresas valorizam os profissionais que possuem uma boa convivência com os demais colaboradores. Portanto saiba que é muito importante ser gentil com todos, faça amizades, tente ser o mais próximo possível dos demais.

4- Fazer propaganda de suas conquistas também é importante

Entenda que se você se empenhar 100% em seu trabalho e por essa razão não reservar um tempinho para efetuar as comemorações assim como divulgar suas conquistas, certamente não receberá o recebimento que espera ou que merece.

No entanto ao terminar uma tarefa difícil, procure comemorar de uma forma que seja visível aos outros, porém não seja exagerado. Faça comentários com os colegas, com os superiores, faça com que as pessoas tenham conhecimento desse feitio.

Saiba que compartilhar uma conquista é a melhor forma de chamar a atenção para todo o esforço que tem apresentado.

5- Mantenha seu superior sempre informado do que tem feito

Entretanto é bem provável que seu superior tenha diversas coisas pra pensar e pra fazer e por essa razão não tenha tempo disponível para observar o que você tem feito. Neste caso, você pode mante-lo informando sobre o que tem feito, porém não seja inconveniente ao informa-lo.

Confira algumas dicas de como ser reconhecido:

– Tente descobrir qual a melhor forma de falar com seu chefe; (Pode ser por e-mail, por Whatsapp ou até mesmo por uma conversa rápida no café).
– Faça uma rotina para que possa informar o seu superior sobre o que tem feito; (Tem fazer isso uma vez por semana ou até mesmo uma vez por dia, porém de uma forma que seja adequado).
– Crie uma forma de fazer esse aviso de um jeito simples, que seja por tópicos, no entanto é importante que ele entenda e consiga acompanhar o andamento dessas tarefas.
– Em caso de tópicos não deixe de demonstrar suas maiores realizações.

6- Faça com que as pessoas te conheçam pela empresa toda

Entenda que você não será reconhecido em seu trabalho se não for conhecido pelas pessoas. Assim sendo é importante fazer um esforço e procurar conhecer o máximo possível de pessoas na empresa que presta serviços. Procure deixar seu nome conhecido e o que faz na empresa também.

Entretanto também é importante participar de eventos da empresa, seja um HappyHour, uma Confraternização de fim de ano, e se estiver um trabalho em modo Home Office, participe mesmo que seja de forma virtual. Saiba que a tecnologia está disponível para isso também.

7- Sugira ideias para as apresentações nas reuniões

É importante lembrar-se que as reuniões das empresas são excelentes oportunidades pra você ter uma credibilidade de aproveitar a oportunidade e demonstrar suas ideias e assim se fazer notar. Em todas as possibilidades que possuir, tente deixar claro o que você pensa com relação a determinado assunto.

Portanto aproveite essas oportunidades e contribua com ideias e algum outro ponto que possa melhorar alguma coisa e também obter resultados melhores.

8- Não demonstre apenas os problemas, mostre também algumas soluções

Num modo geral, nenhuma pessoa gosta de receber problemas, por essa razão mesmo quando o problema surgir no caminho, procure uma solução antes de falar com qualquer pessoa.

No entanto ao se dirigir a um superior já terá uma ideia e estará pronto a demonstrar uma solução.

9- Faça reconhecimento do trabalho de outras pessoas

Uma dica muito importante para aqueles que almejam um bom reconhecimento, um bom inicio é começar reconhecer as conquistas de outros profissionais que trabalham com você. Comemore caso um colega tenha feito uma venda boa, alguém obteve uma ideia genial, dê os parabéns.

É importante demonstrar seu entusiasmo, mas tenha cautela para não exagerar e passar a sensação de algo forçado.