Entenda neste artigo como escrever bem no seu Perfil Profissional

Publicidade

Escrever o perfil profissional é um desafio para muitos brasileiros. Principalmente para aqueles que estão em busca do primeiro emprego ou da realocação dentro do mercado de trabalho.

É comum bater dúvidas sobre o que colocar, o tamanho dessa descrição, ou até mesmo o tom da linguagem.

E nesse artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para fazer um perfil profissional incrível.

O que é um perfil profissional?

O perfil profissional é a parte do seu currículo onde você reúne as principais informações sobre sua trajetória, habilidades, conquistas e experiências profissionais. Ou seja, é basicamente um resumo sobre você no aspecto profissional.

Contudo, ele não pode ser muito longo. Na verdade, o ideal é que seja direto e sucinto, sem enrolações e muito menos inverdades.
Lembre-se, mentir no currículo é começar com o pé esquerdo em qualquer processo seletivo.

ENTENDA COMO PREENCHER SEU PERFIL PROFISSIONAL

 

Dicas para escrever o seu perfil profissional

Para te ajudar a criar um perfil profissional, nós separamos algumas dicas. Confira:

⦁ Faça um mapa sobre toda sua trajetória

Antes de começar a fazer uma triagem para ver o que irá colocar no perfil profissional e o que deixará de lado, é importante mapear toda sua trajetória. Faça uma lista de tudo, inclusive dos seus pontos fracos, pois isso te ajudará a desenvolver essa parte do currículo de forma mais sucinta e direta.

Publicidade

⦁ Só inclua aquilo que você pode comprovar

Todo empregador quem comprovações sobre o que você coloca no currículo. Por isso, de nada adianta colocar algo que você não tem certificação.

Foque naquilo que pode ser comprovado, mesmo que seja com referências de outros trabalhos.

⦁ Cuidado para não exagerar

Todo mundo quer impressionar no currículo, mas é preciso tomar cuidado para não acabar exagerando nas informações. Caso contrário você acabará passando uma imagem de arrogância.

O ideal é ser direto, ressaltando de forma objetiva o que te destaca como profissional.

⦁ Crie o seu perfil profissional no LinkedIn

O perfil profissional não precisa, necessariamente, estar apenas no currículo. Na verdade, ele também deve estar online, afinal de contas, hoje as empresas utilizam constantemente a internet para saber mais sobre os candidatos.

Por isso, não deixe também de fazer um perfil no LinkedIn, uma vez que essa é uma rede social com foco em profissionais.

⦁ Apresente também o que você espera para a sua carreira

O perfil profissional também visa mostrar suas perspectivas, metas e até mesmo comportamentos. Por isso, vale à pena colocar o que você espera a sua carreira.

Para isso, faça um exercício simples de imaginar onde você deseja estar daqui 5 anos. Isso irá te ajudar a ter mais clareza.

⦁ Dê ênfase não apenas nas hard skllis

Hard skllis são as competências técnicas que você pode adquirir, como conhecimento em programação ou excel. Mas, também existem as soft skllins, que tem ligação pessoal, como inteligência emocional e liderança.

Não deixe de valorizar essas habilidades também.

O perfil profissional é basicamente um resumo da sua trajetória e de suas características. Por isso, é importante fazê-lo com calma, para garantir que o seu currículo se destaque.