LinkedIn, você conhece essa plataforma tão importante hoje em dia? Veja sua importância.

Primeiramente o LinkedIn é uma Rede Social, onde você precisa criar um perfil profissional. Sendo assim, esse seu perfil criado na rede social servirá de “Carta de Apresentação” ou Currículo para os entrevistadores/empresas.

Publicidade

No LinkedIn você encontrará diversas oportunidades e vagas de empregos, estágios e jovem aprendiz!

Publicidade

Assim neste artigo, vamos te mostrar a importância da plataforma e como você poderá usa-la a seu favor com os recursos oferecidos. Bora lá conosco?

Publicidade

O que é o LinkedIn.

Esta plataforma é uma das maiores (quiçá a maior) rede de apoio e encontro profissional, onde a empresa oferta sua vaga de emprego e você se candidata, enviando seu “perfil” automaticamente para a organização.

O LinkedIn cria entre você candidato e a organização responsável pela exibição da vaga uma rede de contato.

Este rede social foi criada em 2002 em Mountain View, na Califórnia. Ela foi lançada oficialmente na rede em 5 de maio de 2003 pelo Co-fundador Reid Hoffman. Ela foi lançada no Brasil em Abril de 2010 e em 2011 já acumulava uma quantidade aproximada em 6 milhões de usuários!

LinkedIn, você conhece essa plataforma tão importante hoje em dia? Veja sua importância.

Para que serve o LinkedIn

Na área de busca de oportunidade:

1. Você candidato tem o contato com as informações da empresa ofertante, ou seja, você conhecerá a segmentação da vaga, benefícios, em alguns casos a média salarial e até mesmo depoimentos e indicações de outros usuários quanto a empresa!

O que é mais bacana na plataforma é que você pode criar uma rede de contato com outros colaboradores e até mesmo com a gestão da empresa!

2. As organizações estão diariamente divulgando vagas e com todas as informações segmentadas, você não fica perdido na hora de enviar seu perfil. Sendo assim, quando você ver a vaga almejada, a empresa já deixa tudo especificado como Grau de escolaridade, cursos necessários, idioma necessário…

3. Você pode aproveitar a oportunidade que a plataforma oferece esse publico focado na busca de novas oportunidades para criar um Grupo de contatos. Onde cada participante que conseguir uma oportunidade e avistar alguma disponível, pode enviar e disponibilizar para os demais, criando um vinculo de amizade.

Nessa parte você pode até aproveitar o grupo para pedir indicações de cursos, dicas sobre a entrevista/teste para assim se preparar com antecedência.

Na área de oferecimento de serviços:

Não é só para oportunidades nas grandes organizações que a plataforma anseia. Se você é autônomo e deseja divulgar seus serviços ou até mesmo garantir uma rede de contatos, pode também! Até porque existem pessoas em N setores que precisam de serviços e as vezes não sabem onde podem encontrar.

Como funciona a plataforma

Assim como as demais redes presentes na web, você precisará efetuar um cadastro para fazer suas publicações, encontrar amigos e acompanhar as oportunidades. No entanto, como falamos acima é uma rede social 100% focada no mundo profissional, ou seja, tudo será relacionado ao mercado de trabalho.

Por isso, na hora da criação do perfil, pense de modo profissional e não como de outra rede social normal. Pense em uma foto profissional (ou que remeta uma ideia profissional sua), no preenchimento dos dados se atente e o mais importante não minta!

Existem vantagens ao usar essa plataforma? quais são?

  1. Ter acesso simultâneo a diversas oportunidades disponibilizadas por diversas empresas sem precisar sair de casa;
  2. Trocar experiências com várias pessoas sobre cursos, experiencias profissionais e vagas;
  3. Receber recomendações profissionais e orientações;
  4. Manter seu currículo de forma pública onde diversos recrutadores poderão analisa-lo e chamar você para uma entrevista;
  5. Criar alertas segmentados de vagas do seu interesse por setor e região;
  6. Ter o seu currículo gratuito online, sem precisar pagar nada.

Fiquei empolgado! Agora quero me cadastrar, como prossigo

  1. Você deverá acessar a plataforma oficial LinkedIn clicando aqui e clicar em “Cadastre-se Agora“;
  2. Em seguida você deverá cadastrar seu perfil através de um novo e-mail ou utilizar seu Google;
  3. Após criar seu cadastro você preencherá todos os campos solicitados (dentre eles idade, experiências profissionais, cursos extra curriculares…);
  4. Após isso, atente-se ao fato da foto, isso será um fator primordial na hora do contato do recrutador.

Para efetuar a busca de vagas, você deverá acessar a aba Vagas, presente na parte superior direita do site e após digitar no campo de pesquisa a sua área. Atente-se a verificar os requisitos e localidade!