Neste artigo veja dicas para liderar uma equipe para gerar ótimos desempenhos

Publicidade

Se você deseja ocupar cargos de liderança, deve saber a importância de possuir uma equipe qualificativa e eficiente na empresa.

Frequentemente essas equipes são taxadas por te rum alto desempenho, possibilitando projetos a decolagem e um bom resultado final. Por isso, para maximizar os resultados os mesmos trabalham com soluções e entregas de resultados.

Mas, para que a equipe atinja um alto desempenho, ela precisa primeiro de uma liderança fortalecedora para que os membros se sintam motivados e sintam a autonomia e liberdade para executar a função com ótimo desempenho. Existe uma frase bastante famosa, ‘’Um só chega mais rápido no objetivo, mas quando vamos juntos chegamos mais longe’’.

Portanto, essa frase diz muito sobre o desemprenho das equipes. Afinal, uma coisa é reunir profissionais competentes, outra é fazer com que cooperem, superem a individualidade e conquistem uma atuação coletiva. Então, a seguir daremos dicas de como saber liderar uma equipe para que gere ótimos resultados.

Neste artigo veja dicas para liderar uma equipe para gerar ótimos desempenhos

Tenha propósitos

Uma equipe motivada para trabalhar por um propósito ou objetivo comum pode ser mais produtiva, focada e dedicada do que outras equipes. No entanto, esse propósito deve ser inspirador, apropriado e que justifique todos os seus esforços e trabalho.

Tenha metas prontas

Ninguém terá sucesso sem saber para onde quer ir. É por isso que trabalhar com metas é tão importante. Por exemplo, você pode permitir que a equipe ajude a definir suas metas. Isso levará a uma participação mais profissional e pessoal. Além de garantir que todos tenham os mesmos objetivos e o mesmo foco.

Publicidade

Deixe-os ter liberdade e autonomia

Bons líderes também encorajam o surgimento de líderes espontâneos. Portanto, quanto maior for a sensação de liberdade e autonomia você der às equipes de alto desempenho, mais eficiente será o trabalho delas. Talvez, no início, você precise esclarecer os limites e responsabilidades de cada membro da equipe, mas, possibilite que os mesmos controlem seus prazos e demandas. Sendo assim, além de ajudar as pessoas, estará disponibilizando o espaço para que o time aprenda com seus erros, sem precisar esperar que outros resolvam.

Team building deve ser regra

Consequentemente, equipe que possuem ótimos resultados e mantem a produtividade sabem viver em harmonia. Isso porque os colaboradores criaram um vinculo e sabem lidar com grupos de pessoas, sempre trocando experiências, ideias e interagindo. Mas, para obter isso na equipe é preciso ter três regras básicas o convívio, afetividade e confiança. Por isso, nesse exato ponto que se inicia o team building.
Para isso, a junção de práticas e processos que fortalecem o trabalho em equipe ajudam a definir objetivos claros. Com isso, você pode usar, por exemplo, happy hours, atividades ao ar livre, exercícios físicos, feedbacks e celebrações na empresa. Você conhece a festa de fim de ano? Então, ela pode reunir sua equipe e deixar a harmonia reinar.

Por fim, você também deve desenvolver um plano profissional para sua equipe criando palestras e eventos que demonstrem a importância da cooperação. Afinal, eles devem entender que “nós” deve ser prioridade ao invés de ‘’eu’’.

Características que definem equipes com bom desempenho

  • Possuem propósitos traçados;
  • Metas definidas;
  • Trabalho em equipe;
  • Tenham objetivos semelhantes o da empresa;
  • Constantes feedbacks, tanto construtivos quanto positivos;
  • Confiança com outros membros;
  • Sejam criativos e tenham mente inovadoras;
  • Desafios são bem-vindos;
  • Motivação e engajamento fazem parte do dia-a-dia.

No entanto, deve-se admitir que cultivar essas características requer tempo e paciência. Ninguém pode alcançar alto desempenho durante a noite. Porém, ao colocar nossas recomendações em prática, você definitivamente sentirá que os resultados e o desempenho da equipe melhoraram. Afinal, união consequentemente faz a força.