O que deveriamos aprender sobre finanças desde novos! Veja algumas dicas.

Caro leitor, se você é estudante, saiba com antecedência que este artigo foi elaborado com dicas para você!

Publicidade

Para leitores mais experientes, vale a pena conferir quando ainda é jovem, isso porque nem sempre nos dão dicas financeiras nessa fase da vida.

Publicidade

Sabemos que quando somos jovens, começamos a administrar muitas áreas de nossas vidas, principalmente nas finanças, e há algumas coisas que quanto mais cedo soubermos, melhor poderemos ser administradores de nossas futuras vidas financeiras.

Publicidade

Não espere mais tempo para começar a economizar

Antes de mais nada, é preciso saber e entender que sim, é normal viver no “status quo”.

uma frase latina que significa “estar no estado das coisas”. Muitas vezes usado como essa expressão neste artigo, refere-se à rotina que estamos acostumados a viver, por isso adiamos a decisão de começar a economizar.

No entanto, é um verdadeiro erro considerar investir apenas quando seu salário aumenta. Por isso, não esqueça que é sempre melhor economizar um pouco ou ficará sempre esperando um salário alto, uma renda extra ou outras maneiras para começar a investir. Portanto, comece cedo e economize o máximo possível.

O que deveríamos aprender sobre finanças desde novos! Veja algumas dicas.
O que deveríamos aprender sobre finanças desde novos! Veja algumas dicas.

O mercado está sempre esperando o seu dinheiro

O mercado sempre sabe quando você começa ter renda, ou seja, quando você receber seu primeiro salário, receberá todo tipo de ofertas, como:

Cartão de crédito, investimentos que prometem altos retornos, assinaturas desnecessárias. Até limites altos de cartão de crédito ou cheques ou muitos outros produtos do mercado financeiro que você não precisa. Portanto, é importante que você analise cada serviço e produto antes de adquiri-los.

Após isso, um fator importante a ser avaliado são as taxas e juros dos cheques especiais e cartões, o recomendado é sempre que pague em dia esses serviços para evitar esse tipo de cobrança.

As experiências são extremamente necessárias, leve como aprendizado

Mesmo que você não tenha o emprego, a carreira ou salário dos seus sonhos, tente levar cada um desses passos a sério, por mais insatisfeito que esteja. Porque é durante essas etapas que começa o networking, ou seja, construir uma rede de contatos que você pode usar para o resto da vida e além pode ser muito útil no futuro, principalmente na carreira.

Morar junto com seus pais podem ajudar na economia

Na verdade, não! Afinal, quando começamos a receber nossos próprios salários, organizar nossas contas, é comum que os desejos e tentações desapareçam sem perceber. E na maioria das vezes por coisas que não têm muita necessidade e função.

Ganhar dinheiro é difícil, gastar dinheiro é fácil. Se é possível morar com seus pais então não importa o quanto você se concentre nisso, viva e se administre para economizar sempre e não esqueça que morar sob o mesmo teto com seus pais não garante nada! Afinal se não há foco, mesmo que a “conveniência financeira” de morar com os pais não significa nada, pois poderá se endividar mesmo assim.

A qualidade de vida melhora quando temos um ótimo financeiro

Para concluir, lembre-se nossa vida é longa e com isso vivemos momentos incríveis. Então não precisa sempre sair com os amigos e viajar. Mesmo que pareça não ter muito tempo, o certo é economizar e duplicar o dinheiro para conseguir fazer tudo, e ter uma vida financeira tranquila.