Será que as compras a vista são realmente vantajosas? Veja mais sobre isso neste aqui.

Publicidade

Vários órgãos de defesa do consumidor, bem como educadores financeiros afirmam que comprar à vista é e sempre será a melhor opção para o consumidor. Mas até que ponto isso pode ser considerado uma vantagem?

Você já se fez essa pergunta ou pensou no assunto em algum momento?

Bom, a verdade é que boa parte dos brasileiros não tem o hábito de se planejar financeiramente. E, por isso, já estão acostumados a parcelar suas dívidas.

Dependendo da situação, esta opção pode até ser viável. Mas, até onde se sabe, realizar o pagamento de suas compras à vista é algo que pode ser mais vantajoso, por não envolver juros. E até gerar alguns descontos.

Acontece que, existem algumas situações onde comprar à vista não é a melhor opção para o consumidor.

E nesse post você vai descobrir que situações são essas. E, com isso, poderá concluir se as compras à vista realmente são benéficas ou não para o consumidor.

Confira!

Comprar à vista em dinheiro ou no cartão de crédito

Muitas pessoas acham que parcelar uma comprar em 10 vezes sem juros é o mesmo que está pagando à vista uma determinada compra. Mas, pensar dessa forma é um erro.

Isso porque, nesse caso, os juros já estão embutidos nessas 10 prestações. E, dessa forma, o consumidor efetua a compra e paga sem nem ao menos perceber.

Sendo assim, comprar à vista em dinheiro é uma opção. Mas, como nem todo mundo possui o hábito de se planejar financeiramente, realizar uma compra dessa forma pode gerar um problema maior no futuro, como juros e multas por atraso no pagamento de outras dívidas.

Publicidade

Com isso, o ideal é comprar à vista no cartão de crédito. Fazendo isso, você realmente estará pagando suas compras com desconto. E ainda terá um tempinho a mais para se organizar e fazer com que esse gasto não atrapalhe seus planos futuros.

Resultado de imagem para compras a vista

Portanto, como pode perceber, comprar à vista tem suas vantagens e desvantagens.

Para saber quando essa opção é benéfica, é preciso analisar o momento em que as compras são efetuadas, bem como as vantagens envolvidas no processo de compra e a situação financeira do consumidor.

Situações onde comprar à vista pode ser um problema

Pagar as compras à vista é o que todo mundo deseja. Afinal de contas, quem não gosta de aproveitar aquele desconto que quase todas as lojas oferecem para pagamentos à vista, não é mesmo?!

Acontece que em algumas situações, optar por comprar à vista não é uma boa ideia. Veja abaixo algumas delas:

Reserva baixa ou no limite para o pagamento a vista

Quando você possui uma reserva em dinheiro e sente que é o momento ideal de comprar à vista o que vem desejando há algum tempo, saiba que nesse caso é preciso agir com cautela.

Se a sua reserva atingir o limite das compras ou for baixa ao ponto de ficar apenas uma pequena quantia em dinheiro após o pagamento das compras à vista, então nessa situação o pagamento à vista não é visto como a melhor opção.

Isso porque, mesmo com o desconto que pode receber ao comprar à vista, você ficará suscetível financeiramente a qualquer imprevisto que possa ocorrer depois disso.

Sendo assim, na dúvida, procure outros meios para pagar suas compras. De modo que não comprometa suas reservas a longo prazo.