Veja neste artigo 6 erros bem comuns que podem acabar te eliminando no processo seletivo.

Acompanhe com a gente neste artigo como você pode evitar qualquer um desses erros bestas que podem lhe custar a vaga. O processo seletivo é literalmente um jogo de acertos e erros. Alguns erros são básicos, porém, podem acabar te eliminando do processo seletivo.

Publicidade

Mesmo estando bem preparado, isso pode acarretar sua eliminação. Assim para evitar que você seja eliminado cometendo esses erros tão iniciantes, anexamos neste artigo para você uma lista com os erros que são considerados mais frequentes em diversas áreas e diversos níveis. Bora lá para o artigo!

Publicidade

Erros iniciantes que podem acabar te eliminando do processo seletivo.

Publicidade

Para você conseguir ser selecionado no processo seletivo, deve sempre cumprir os requisitos básicos da vaga. Além de ter que demonstrar tais competências para conseguir executar o seu trabalho.

Ainda assim, durante a entrevista, é preciso que você esteja atento para não cometer erros considerados bobos que podem acabar te tirando da corrida pela vaga.

Veja neste artigo 6 erros bem comuns que podem acabar te eliminando no processo seletivo.
Veja neste artigo 6 erros bem comuns que podem acabar te eliminando no processo seletivo.

1. Esquecer o anexo do e-mail, no caso o currículo.

Parece ser um erro básico né? Porém não tenha tanta certeza disso. Este é um dos mais corriqueiros erros que deixam os candidatos fora da seleção, mesmo que tenha todos os requisitos para conquistar a vaga.

Neste ponto é muito comum os candidatos falharem porque esquecem de anexar o currículo e as vezes só mandam o e-mail com apresentação e/ou confundem o anexo.

É importante ressaltar que o recrutador da vaga acaba passando despercebido o seu e-mail, já que tem diversos outros candidatos para a oportunidade. Quer uma dica? Sempre confira o e-mail pelo menos 2 vezes quanto a escrita e se está tudo OK antes de enviar.

As vezes pelo calor do momento acaba gerando uma tensão interna e acaba fazendo com que você se atrapalhe no envio do e-mail. Não custa nada você antes de enviar checar e rechecar.

2. Currículos exageradamente grandes podem acabar te dispensando do processo seletivo.

Ainda que você tenha muita experiência ou cursos extracurriculares para contar, dificilmente um recrutador terá tempo de analisar 100% ou ler todas as paginas do seu currículo. Portanto tente dispensar experiências muito anteriores, cursos que são necessários para a vaga onde está se candidatando, ou até mesmo informações muito detalhadas.

Foque em uma forma mais direta para a apresentação das suas experiências, cursos profissionais e entre outros. Descarte o que for desnecessário, o indicado é que você não passe de 2 paginas no currículo.

3. Não ter pesquisado sobre a organização

Caso você seja chamado para a entrevista de emprego, o mínimo que o entrevistador espere que você saiba são as informações básicas sobre a organização, tais como: qual o foco da empresa, o que eles vendem ou trabalham, onde atuam… Assim geralmente é disponibilizado através das redes sociais, jornais (imprensa) as ultimas atualizações da empresa.

Então não desperdice a chance de conquistar sua oportunidade! Faça sua lição de casa direitinho. Quer uma dica? Jogue no Google sobre a organização, visite o website oficial, entenda sobre a atuação da empresa.

Caso queira aprofundar sua pesquisa e ganhar um “passo a frente” dos demais candidatos, pesquise também sobre os concorrentes, como está a relação entre as organizações o que pode ser feito para sair na frente.

4. Falta na pontualidade

Não há nenhuma justificativa plausível para que você chegue atrasado em uma entrevista de emprego, certo? E muito menos para que você se atrase em uma entrevista na modalidade online.

Na entrevista presencial, não é justificável nem que o trânsito esteja ruim, com chuva ou que você precisou passar em “algum lugar” antes da organização. Até porque, quando é agendada com antecedência a entrevista você pode se organizar e sair bem mais cedo, mesmo que chegue bem antes, vamos garantir a boa impressão né?

Remotamente então é mais sério ainda a pontualidade, até porque com a organização antecipada de horário, pode testar conexão, aplicativo e tudo mais, para que a hora da entrevista seja OK.

Assim a má impressão do recrutador com você em relação ao horário pode acabar tirando das suas mãos a sua oportunidade. Caso precise se atrasar por algum motivo plausível, contate antecipadamente a empresa ou o recrutador, mais rápido possível.

 

5. Teste pendentes ou informações faltando

Cada empresa leva um jeito diferente para conduzir a entrevista. Para que você consiga avançar no processo seletivo, precisa se certificar que entregou tudo o que foi solicitado pela organização.

Isso pode incluir informações pessoas, currículo, testes de idioma ou raciocínio logico, cartas de recomendação ou apresentação, entre outros.

6. Má apresentação e roupas inadequadas

Como sabemos, a primeira impressão é a que fica! Assim, cuidado com a que você irá passar para o entrevistador.

Na hora de escolher o que você irá vestir, pense na roupa de trabalho que você e os demais colaboradores estariam usando.

Essa recomendação é tanto para as entrevistas físicas quanto online. Não pense que por estar na comodidade da sua casa você não precisa estar “apresentável”. Assim lembre-se que a todo momento o recrutador está te observando e te testando. Ser cuidadoso nesse momento não é nada demais, pesquise sobre a cultura da empresa, adapte seu Dress-code.

Gostou do nosso artigo? Siga a gente e acompanhe os artigos relacionados!

About The Author


Matheus Henrique

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.