Você é um futuro estagiário? Neste artigo juntamos 5 Dicas para você conseguir um estágio!

Você faz parte do grande time que quer estagiar agora? Então, aproveite e consuma esse artigo que foi feito especialmente pra você!

Publicidade

Sabemos que não é uma tarefa fácil encontrar um estágio hoje em dia. Na maioria das vezes, as ofertas das vagas são limitadas e a demanda/competição é gigante!

Publicidade

Portanto, é possível que você tome algumas atitudes que tornem as dificuldades da procura mais amena. Confira neste artigo as 5 dicas que juntamos para você conseguir um estágio!

Publicidade
  • Comunique-se, networking;
  • Não fale mentiras;
  • Não fique parado;
  • Faça um ótimo currículo;
  • Estude a empresa!

Comunique-se, tenha um networking

Essa dica acreditamos ser uma das mais fáceis a ser aplicada. Vamos ao ponto, você está procurando um estágio, certo? Então, faça com que todo mundo saiba disso! Fale para os seus professores, familiares, amigos e professores. Quanto mais gente tomar conhecimento da sua procura, melhor pra você.

Efetuando isso, você vai conseguir saber se tem oportunidades de estágios por ai que você não havia recebido formalmente. Até porque, quando as pessoas se deparam com alguma oportunidade vão lembrar que você comentou sobre a sua procura. Assim, lhe avisando do possível estágio!

Não fale mentiras

Durante a entrevista de estágio, no seu currículo, na sua ficha e até mesmo em sua vida num geral, sempre escolha ser você mesmo, não invente um universo paralelo para não persuadir o próximo.

Principalmente em entrevistas de estágio, quando você jovem não é sincero, costumam ficar nervosos, transparecendo a não confiança, diminuindo a sua chance de conseguir a possível vaga.

Além disso, se você mente em uma habilidade, essa habilidade pode ser cobrada mais tarde quando você entrar na empresa. Se por acaso descobrirem essa sua mentira, imagina como passará a ficar a sua imagem profissional, como acha que os seus superiores vão te ver? Por essas e outras razões, opte sempre pela sinceridade.

Você é um futuro estagiário? Neste artigo juntamos 5 Dicas para você conseguir um estágio!

Não fique parado

Enquanto você estiver buscando e se candidatando as oportunidades de estágio que aparecem pra você, não fique de pernas pro ar em casa! utilize seu tempo livre a seu favor. Como? Adquira conhecimentos, habilidades e até macetes novos. Estes irão tornar o seu currículo mais atrativo para os demais entrevistadores. Procure dentre cursos, eventos, feiras e até mesmo palestras.

Se formos citar todas as coisas produtivas que você pode fazer enquanto ainda não conseguiu um estágio, são diversas, pode acreditar! Basta ser proativo, buscar e escolher as que mais lhe agradam.

Tem que pensar que, ao mesmo tempo que você aprende coisas novas, atualiza seu currículo e vivencia experiências diferentes, você também pode crescer como profissional. Isso faz com que você consiga ganhar pontos positivos com os recrutadores. Sabe como? Seu perfil passa a ser visto como o de um profissional de iniciativa e seu currículo se torna ainda mais competitivo.

Faça um bom currículo

O currículo, muitas das vezes nas entrevistas é o primeiro contato que o entrevistador tem sobre o candidato. Ou seja, ele é a sua porta de entrada na empresa, onde você está buscando o seu estágio. Um bom currículo é aquele que além de clareza, leva ao recrutador a transmissão objetiva de todas as informações mais importantes relacionadas a você e vaga da empresa em questão!

Outro ponto que você precisa se atentar quanto ao currículo é a forma de envio por e-mail. Se você pensa que é só anexar o arquivo e enviar ao recrutador, está muito enganado! Sabe porque? Se deseja que o recrutador visualize seu currículo, precisa passar a se preocupar com a estética do e-mail. Além do que, imagina quantos e-mails o recrutador não recebe diariamente né? Caso você não coloque assunto, ou não preencha o corpo do e-mail de uma forma objetiva, talvez o recrutador nem chegue a dar a devida atenção.

Agora, se você quer que o recrutador fique curioso a te conhecer e queira realmente chamar a atenção do recrutador, invista em sua Carta de Apresentação. Vamos resumir brevemente o que é para você, este documento deve conter uma objetiva apresentação sua, personalizada para a vaga que você quer preencher na empresa. No caso, a de estágio! Exponha as razões que lhe motivam a participar do processo seletivo e quais as que te motivam a trabalhar na empresa.

Estude a organização

Quando for se candidatar a uma oportunidade de estágio, primeiro estude qual a organização está oferecendo a você esta oportunidade! Hoje em dia, é tão fácil encontrar qualquer informação na internet. Procure através dos portais de comunicação oficiais da empresa e tente entender ao menos o básico sobre ela como o que ela faz e a sua cultura!

Além de estudar sobre a organização, procure saber todos os requisitos que a mesma está solicitando dos participantes em questão. A partir dai, faça um currículo destacando suas qualidades mais compatíveis com a devida vaga e também com a da empresa em geral.

Fazendo isso, você irá mostrar ao recrutador que está realmente interessado a oportunidade disponibilizada por eles, mostrando que terá algo a acrescentar na empresa!

  • Gostou do Post? Acesse nossa categoria de Dicas clicando aqui e conheça mais.