Você sabe como pode pedir um Aumento de Salário? Veja algumas dicas.

Publicidade

Entenda neste post algumas dicas que se faz necessário você conhecer e seguir quando for solicitar um aumento ao seu chefe.

No entanto solicitar um aumento não é uma tarefa fácil, mesmo para aqueles profissionais mais habituados.

Saiba que é bom se preparar com um pouco de antecedência, é importante reunir argumentos e agir no melhor momento.

Certamente se já soou muito sua camisa nesta empresa e acredita que este é o momento de batalhar por um reconhecimento, confira algumas dicas para obter sucesso no momento de conversar com seu chefe.

Como solicitar um aumento de salário?

1- Analise o momento certo

Entretanto os salários geralmente fazem parte de um orçamento de cada empresa, e que geralmente é definido todo ano.

Portanto se esta empresa for organizada e trabalha com planejamentos certamente orçamentários para o próximo ano, por exemplo todo mês de outubro, essa no entanto deve ser considerada a melhor época para acontecer a conversa.

No entanto caso essa conversa aconteça que seja um mês antes, geralmente seu chefe terá tempo hábil de tentar brigar permitindo que você tenha o aumento já no próximo ano.

2- Preparar bons argumentos

Em primeiro lugar para se solicitar um aumento é necessário pensar bem antes de agir e ir falar com o superior.

A argumentação neste momento deve ter sido preparada a mais tempo, com uma determinada antecedência.

Não se deve acordar e simplesmente decidir que quer um aumento.

No entanto deve se preparar para tudo, inclusive se lhe for perguntado qual benefício teria esse aumento para a empresa, tenha certeza que isso pode entrar em pauta na conversa.

3- Manter o foco da empresa

No entanto se o motivo da solicitação for algo pessoal, ou seja, necessita do aumento para efetuar o pagamento de uma divida, ou mesmo auxiliar em cuidados de um familiar que está em situação enferma, ou até mesmo um curso, nunca apresente essas razões durante a conversa para solicitar seu aumento de salário.

Vale mencionar que o foco precisa ser sempre a empresa, assim sendo, tudo que você puder fazer para atrair melhores resultados profissionais é viável e nunca pessoais.

Entenda que ninguém vai te dar um aumento caso vá se manter com as mesmas obrigações.

4- Reavalie todo o seu desempenho

Entretanto para que tudo ocorra bem, lembre-se que é necessário que neste momento a empresa esteja passando por um momento positivo, porém seus últimos Feedback precisam ser positivos também.

Vale considerar que se a empresa possui planos de carreira.

Pois assim você pode considerar mais produtivo mudar de cargo, porque geralmente com a mudança vem o aumento do salário.

5- Assuma atividades diversas

Entenda que uma boa forma para conseguir convencer seu chefe sobre o aumento é se disponibilizar a assumir mais compromissos, assim sendo tendo mais responsabilidades que permitam com essa atitude aumentar ainda mais a receita desta empresa ou também que reduza custos.

Da mesma forma a conversa já vai passar a ser mais interessante, e caso você ganhe o aumento tenha como troca trazer melhores resultados para esta empresa.

Portanto é importante mencionar que essa conversa não deve ser vaga, vale importante deixar claro essas tarefas, principalmente porque é você que está disposto a atrair para si mais responsabilidades e com isso demonstrar porque tem capacidade para o feito.

6- Enfrentar o constrangimento

Publicidade

Certamente ao analisar solicitar um aumento de salário em nosso país é sempre constrangedor, é bem viável que seu superior não se sinta muito confortável durante essa conversa.

No entanto não deve ser por está razão que você deva abrir mão de conversar com ele, porém se faz necessário escolher um momento apropriado e ter uma forma mais tranquila para conversar sobre o aumento.

Assim sendo demonstrar que tem interesse para com essa empresa e que prefere dialogar sobre alguns pontos ajuda e muito, porém tome cuidado para não acabar tendo um tom de ameaça e/ou de desmotivação.

Dicas de como solicitar um aumento de salario! Veja neste artigo.

7- Participe dos projetos que possuem grande visibilidade

Entenda que boas forma de semear um aumento no salário é participar dos projetos que envolvem toda sua empresa.

Elas são excelentes possibilidades para se ter contato com os gestores de outros níveis e áreas com certeza também mais elevados, e que podem perceber qual seu valor para esta empresa.

8- Entenda as diferenças entre ser Pleno e ser Sênior

No entanto se até o momento têm acumulado funções e até o momento não viu um reconhecimento financeiro, este pode ser um bom ponto para argumentar durante a conversa.

Em outras palavras use como exemplo: Em caso de situações que você recebe como um analista porém faz trabalhos tanto de Sênior ou de Gerente.

Certamente a empresa passa a saber que é mais fácil ceder a um aumento, por que sairá mais barato de que fazer a contratação de um novo profissional.

9- Pense além

Vale mencionar que não é considerável plausível solicitar um aumento por algo feito.

Ou seja pra empresa o que foi feito já no passado, você já foi remunerado.

No entanto é muito importante que antes ao iniciar qualquer projeto analisar pra onde se pode ir com sua carreira.

Entenda que da forma como vendeu algo em especial e com isso trouxe para a empresa 01 milhão de reais, e sabe que pode vender mais no próximo ano esse é um excelente argumento para correr atrás de um aumento.

10- Respeite seus limites

Uma outra dica valiosa e que pode ser muito mais importante, não só pro seu aumento de salário mas como para o seu emprego.

Em caso de seu superior estiver resolvendo um problema particular ou em direção a uma reunião com os superiores dele e você o interromper.

No entanto tenha sempre o bom senso e permita-se agendar uma conversa com ele, assim não será inconveniente.

11- Sorria, certamente está sendo filmado!

Por fim, se caso você ouça um “não” como resposta tente não demonstrar negativismo ou aborrecimento.

Entenda que no momento houve uma razão pelo não e aguarde, o mais apropriado é manter-se com a mesma postura antes da conversa, certamente esse ato será valorizado.

Portanto saiba que as empresas valorizam que soluciona problemas e não quem os cria.

12- Nunca espere a resposta de imediato

Vale mencionar que ao sentar para conversar com ele é importante ter em mente qual a porcentagem mais viável de aumento a você e qual será a que está mais disposto a aceitar.

Entenda que dificilmente sairá da conversa com uma resposta seja ela positiva ou negativa.

No entanto saiba que não depende somente dele, ele precisa consultar outros superiores e até mesmo o RH, isso tudo antes de lhe conceder uma resposta.