Qual são as principais dificuldades que os jovens encontram no mercado de trabalho

Publicidade

Ingressar no mercado de trabalho é algo extremamente assustador, principalmente para os jovens, já que esse é o momento em que eles deverão mostrar suas competências.

Publicidade

E as dificuldades dos jovens no mercado de trabalho são várias, assim como as dúvidas que surgem quase que instantaneamente sobre o assunto.

Publicidade

Afinal, como isso pode ser feito sem a comprovação de experiência profissional? Como saber qual é a vaga ideal para o início de carreira?

Bom, apesar do inicio de carreira representar o momento mais difícil na vida de um jovem, adotando algumas estratégias simples, é possível contornar as dificuldades que existem nessa fase e dar inicio a carreira com o pé direito.

Confira a seguir quais são as dificuldades enfrentadas e dicas para conseguir encarar os desafios e conquistar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho sem precisar soar e passar mal durante uma entrevista de emprego.

Qual são as principais dificuldades que os jovens encontram no mercado de trabalho

 

E então, quais são as principais dificuldades dos jovens dentro do mercado de trabalho?

 Dentre as principais dificuldades dos jovens no mercado de trabalho, estão:

  • Conseguir comprovar suas competências (mesmo sem experiência profissional);

  • Encontrar empresas que estejam de acordo com aquilo que desejam;

  • Encarar a ansiedade (as respostas das entrevistas costumam demorar, desenvolvendo a ansiedade nesses jovens à espera da resposta);

  • Conseguir definir seus pontos fortes e pontos fracos (muitos não conseguem se expressar de forma prática, dizer quem são, falar sobre si).

 

O que é preciso para encarar essas dificuldades?

Desenvolver suas principais habilidades antes de iniciar a carreira

Muitas empresas compreendem que um jovem que está em busca de um estágio ou de seu primeiro emprego não possui qualquer tipo de experiência profissional.

Mesmo assim, essas empresas esperam que ele possua algumas habilidades que poderão ser úteis no ambiente corporativo.

Com isso, essas empresas desejam conhecer esse jovem, descobrir se ele participou de algum programa como por exemplo, o jovem aprendiz, se ele faz parte de algum trabalho social e muito mais.

Por isso, a dica para encarar os diferentes desafios que o mercado de trabalho oferece é procurar desenvolver diversas habilidades, como trabalho em equipe, comunicação, resiliência, capacidade de análise, etc, que tendem a ser bastante valorizadas no meio corporativo.

As respostas não virão na hora que você desejar, então, contenha sua ansiedade

Os jovens que entram no mercado de trabalho hoje em dia possui uma grande necessidade de receber uma resposta imediata.

Mas, nas empresas nem sempre as respostas serão rápidas como o jovem espera, pois os retornos das entrevistas costumam demorar algum tempo para acontecer.

O segredo para superar estas e muitas outras dificuldades dos jovens no mercado de trabalho é conversar abertamente com o gestor para compreender como está seu desenvolvimento no trabalho.

Além de controlar a ansiedade, esta é uma estratégia importante para que esse jovem comece a criar metas de curto e médio prazo, onde poderá acompanhar a evolução na empresa e claro, identificar o que precisa ser melhorado.

Pesquise à respeito das empresas onde deseja trabalhar

Quando se trata das dificuldades dos jovens no mercado de trabalho, uma das formas de superar essas barreiras é procurar pesquisar bastante sobre a empresa que deseja trabalhar.

Quando surgir uma vaga que for do seu interesse, acesse o site da empresa, leia tudo sobre ela, seu segmento, sua participação no mercado e demais informações de grande importância e conheça principalmente sua missão e valores.

Através dessa pesquisa, você poderá compreender o que a empresa onde pretende trabalhar valoriza, se isso está de acordo com seus desejos para o futuro e se ele se sentirá bem trabalhando nesse ambiente.

Conclusão

As empresas atualmente estão mais exigentes, porém ainda possuem um espaço aberto para esses jovens, tudo o que eles precisam é focar em seus objetivos de carreira e não entrar em desespero para a realização da primeira entrevista.

 

About The Author


Matheus Henrique

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.