Já conhece as profissões que estão em alta no Brasil? Vem com a gente saber mais!

Hoje em dia existem inúmeras carreiras que estão mais em alta no mercado de trabalho. Assim você tem uma gama muito ampla de profissões a seguir! Podendo ser desafiador e gostoso o trabalho em diversas novas áreas.

Publicidade

Caso você tenha dúvida sobre o que poderá exercer ou cursar, ou até mesmo esteja em dúvida no sentido de mudar de área, confira esse artigo com as profissões em alta no Brasil e analise quais delas estão alinhadas junto ao seu perfil. Assim sabemos que no País existem diversas profissões que estão em alta!

Publicidade

Então se você busca uma carreira que esteja em alta, encontrou o artigo certo!

Publicidade
Já conhece as profissões que estão em alta no Brasil? Vem com a gente saber mais!
Então, você já conhece as profissões que estão em alta no Brasil? Vem com a gente saber mais!

Quais são as profissões que estão mais em alta no país?

Existem diversos tipos de profissões que são divididas pela área de conhecimento. São elas:

  1. Ciências da Saúde;
  2. Ciências Sociais Aplicadas;
  3. Ciências Agrárias;
  4. Ciências Biológicas;
  5. Engenharias;
  6. Ciências Humanas;
  7. Letras, Artes e Linguística.

Sendo assim, detalharemos nesse artigo um pouco sobre cada área que citamos acima. Todo o detalhamento através das definições do CNPq.

Ciências da Saúde

Nesta área, estão profissões que são consideradas tradicionais e bem reconhecidas. São áreas que envolvem o cuidado para com a saúde de nós humanos!

Em suma, elas exigem uma formação superior (graduação) e muita vontade de aprender e se atualizar. Até porque você cuidará de pessoas, certo?

Algumas profissões na área da Ciências da saúde:

  1. Fonoaudiologia, Educação física, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia.

Ciências Sociais Aplicadas

O nome desta área acaba sendo mais complicada que o próprio nome. Assim nesta área estão as profissões de humanas que são consideradas mais “pé no chão”. Resumindo são trabalhos que são muitas vezes mais corporativa e prático do que teórico.

Algumas delas são:

  1. Economia, Ciência da Informação, Serviço social, Turismo, Administração, Direito, Comunicação, Desenho Industrial e Arquitetura e Urbanismo.

Ciências Agrárias

Ciências agrárias são todas as ciências que são ligadas à produção, preservação de recursos naturais e manejo..

O mercado de trabalho está bem amplo e aquecido para esses tipos de profissões, principalmente para áreas em que são envolvidas pesquisas genéticas, pesquisas de biocombustíveis e de reaproveitamento de recursos naturais.

Então nessa ciências algumas áreas são:

  1. Engenharia Florestal e Agrícola, Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de alimentos, Recursos pesqueiros e engenharia de pesca, Engenharia da Alimentos.

Ciências Biológicas

Nessa área, como o próprio nome já adianta, são aquelas áreas onde é estudado a Biologia, ou seja, a nossa vida! É nesta área em que entram os profissionais que são apaixonados pela área da Biologia. Assim eles podem acabar se especializando em diversas áreas tais como genética, ecologia, bioquímica.

Algumas profissões que estão nesta área são:

  1. Genética, Zoologia, Botânica, Biologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Microbiologia.

Engenharias

Assim nesta área de conhecimento, o nome já nos faz dispensar qualquer tipo de apresentação. O que muitos jovens não sabem é que os engenheiros muitas das vezes acabam não atuando somente na sua área de formação.

Não é que isso seja sinônimo de falta de oportunidades, pelo contrário. O mercado da engenheira costuma sim ser uma área que se mantem aquecida, mas pessoas com esse tipo de formação também são (mais) disputadas e melhor bem pagas nas áreas técnicas, você sabia disso? As vezes acabam sendo mais reconhecidas em áreas técnicas de vendas ou até mesmo para o mercado financeiro.

Agora que você parou pra pensar, vamos aos motivos? Assim a área técnica acaba reconhecendo quem tecnicamente vende e tenha agilidade para fazer projeções e cálculos.

Então algumas profissões nesta área são:

  1. Engenharia Civil, de Materiais e Metalúrgica, Elétrica, Sanitária, Química, de Transportes, Naval e Oceânica, Biomédica, Mecânica, de Minas, Aeroespacial.

Ciências Humanas

A área de ciência humana é capaz de fazer muito mais que miçangas viu? Nessa área são acopladas diversas áreas de atuação:

  1. Filosofia, Antropologia, Educação, História, Teologia, Ciência política, Geografia, Arqueologia, Sociologia.

Linguística, Letras e Artes

Nessa área já é entregue a você as principais profissões relacionadas ao seu próprio nome, porém dentro de cada uma há algumas “surpresas”.

Assim citamos na área da Artes por exemplo, existem subdivisões da área do Cinema como Administração e Produção de Filmes, Roteiro, Técnicas de Registro e Processamento de Filmes, Direção Cinematográficas.

Então nessa área á profissões que são:

  1. Artes e Letras.

Vamos pensar nas 5 profissões que são consideradas “Profissões do Futuro”?

Existem algumas profissões que hoje já são consideradas profissões do futuro através de pesquisas e análises. Então levando em base o guia Robert Half Salary de 2021, escrito nos Estados Unidos, 5 profissões merecem destaque:

  1. Arquiteto de dados;
  2. Designer de UX;
  3. Analista de business Intelligence;
  4. Engenheiro DevOps;
  5. Desenvolvedor de aplicações mobile.

Assim, agora que você já viu uma lista enorme com todas as áreas de atuações e profissões, vale pesquisar mais dicas de empregos e se existem oportunidades que correspondem ao seu perfil!

 

About The Author


Matheus Henrique

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.