Vamos falar de coisa boa! Veja algumas dicas sobre como utilizar o cartão de crédito a seu favor.

Nos dias de hoje é muito importante começar a usar o cartão de crédito com mais sabedoria. No entanto existem inúmeros fatores que acabam comprometendo o nosso orçamento e atualmente o cartão de crédito é um deles.

Atualmente as dividas por causa dessa ferramenta tem aumentado e muito, e certamente com isso acarreta um crescimento de pessoas inadimplentes no SPC e também no Serasa.

Portanto é necessário ter muita atenção as taxas de juros, e evitar não atrasar o pagamento das faturas, para que não comece uma verdadeira bola de neve. É necessário ter muito cuidado ao efetuar parcelamento principalmente da fatura, pois nem sempre podem ser uma boa opção, por mais que por diversas vezes pareça ser.

No entanto a falta de hábito e o não planejamento da parte financeira acarreta uma inadimplência familiar.

Utilizar o cartão de crédito a seu Favor

Ter poucos cartões

Entretanto é aconselhável para se manter uma saúde financeira controlada obter apenas um cartão, entenda que quantos menos cartões tiver mais fácil será de controlar suas contas e mante-las sobre seu controle. Vale mencionar que o cartão de crédito deve ser seu aliado e não um inimigo.

Vamos falar de coisa boa! Veja algumas dicas sobre como utilizar o cartão de crédito a seu favor.

Organização das suas finanças

Certamente fazer uma planilha e manter anotado todos os seus gastos é um ponto muito importante, anote tudo que for comprar e pagar e guarde todas as notas do mês por que assim saberá exatamente o que comprou e como gastou seu dinheiro. Lembre-se que o que adquiriu pelo cartão de crédito o demonstrativo deixa muito claro o que gastou, entretanto a sempre algumas dúvidas com relação a Razão Social tem empresas com nomes diferentes do que conhecemos. E por diversas vezes não sabemos de onde se trata e acabamos na dúvida com relação ao que foi comprado.

Publicidade

Estabeleça Limites Sempre

Em outras palavras se você ganha R$ 2.000,00, é importante saber que você não pode gastar mais do que ganha, por que senão ficará durante um tempo endividado. No entanto uma boa opção é efetuar uma poupança e não gastar todo o seu salário , mas infelizmente nem todos conseguem guardar uma parte.

Caso utilize o cartão para efetuar qualquer compra procure utiliza-los após as datas de fechamento da fatura, agindo dessa forma você conseguirá ter uma programação melhor e se organizar financeiramente para efetuar os pagamentos na próxima fatura, Por essa razão é uma boa dica utilizar a data de fechamento pra de alguma forma obter um controle melhor.

Não adquira itens desnecessários

Vale mencionar a importância de pensar duas vezes antes de realizar qualquer compra, analise muito bem e reflita, em caso de querer adquirir uma roupa nova, pense se ela é preciso adquirir neste momento, Procure não deixar sua impulsividade te controlar ou caso contrário seu cartão definitivamente se tornará um inimigo e te permitirá adquirir dívidas, tenha atenção e cautela.

Não efetue os pagamentos da sua fatura com atraso

No entanto em hipótese nenhuma atrase sua fatura ou efetue os pagamentos mínimos do mesmo. É importante pensar se não vai ter dinheiro no próximo mês para pagar procure não gastar. A fórmula é bem simples e certamente se fizer isso uma única vez, já se é necessário para passar por um aperto financeiro e que com certeza também terá para os próximos meses, por isso é muito importante pensar muito bem antes de utilizar o cartão para não se enrolar em dividas.

Atualmente diversas pessoas acham que o cartão de crédito é uma ferramenta que acaba mais atrapalhando as finanças do que tudo, porém a realidade é que quem possui cartão nem sempre sabe utiliza-lo e no final do mês sente o peso de te-lo gastado demais. Lembre-se de utilizar seu cartão com sabedoria e poderá estar com suas finanças em dia e não terá que sofrer com nenhum aperto financeiro.

Publicidade