Confira nesse artigo dicas de como se portar nas entrevistas de emprego!

A alegria de receber uma ligação para agendar uma entrevista de emprego gera um nervosismo e uma ansiedade que parece que nunca acaba. Afinal, em uma entrevista de emprego os minutos são poucos para demostrar o seu conhecimento e valor, os recrutadores são rápidos e objetivos, e o candidato precisa ser também.

Publicidade

No entanto, os recrutadores sabem que é perfeitamente normal que os candidatos fiquem nervosos com a conversa. Mas, isso não afeta a fluência da entrevista ou a coerência da apresentação.

Publicidade

Portanto, para você ter uma ideia melhor de como equilibrar a tensão e ter bom humor durante esses momentos, continue lendo este artigo e confira as dicas dadas.

Publicidade

Dicas fundamentais para a entrevista de emprego

Faça um treinamento da entrevista sozinho

Sim, não há como negar que este tem sido um momento muito angustioso para os candidatos. Mesmo que estejamos falando em encontrar vagas em um mercado de trabalho competitivo, principalmente para quem está começando a carreira.

Então, o nervosismo é natural, mesmo na conversa. Os recrutadores estão bem cientes disso e não desqualificarão os candidatos com base apenas nesse fator.

Por isso, treinar sozinho as suas falas e como se portar ajuda muito nesse processo.

Confira nesse artigo dicas de como se portar nas entrevistas de emprego!
Confira nesse artigo dicas de como se portar nas entrevistas de emprego!

Pesquise e estude sobre a empresa

Não adianta focar apenas em suas experiências sem conectá-las às vagas em questão. Portanto, um profundo conhecimento da empresa é essencial para garantir que seus objetivos correspondam aos seus.

Aliás, um ponto muito positivo para um candidato é mostrar na conversa que ele sabe exatamente quais são as responsabilidades pela vaga, o ramo da empresa e os valores dessa empresa.

Vista-se adequadamente

Sabe aquela foto profissional que você usa em sites de empregos? Use-o como referência e vista-se da mesma forma das fotos que entram em uma rede profissional.

No entanto, a menos que a empresa seja relativamente informal, como por exemplo, existem startups que não ligam.

Mas, as roupas mais recomendadas são aquelas formais, não exagere. Lembre-se: a roupa também é uma forma de comunicação, então idealmente ela se alinha com a cultura da empresa.

Seja coerente e objetivo nas respostas

Algumas das perguntas clássicas no processo seletivo são “O que você pretende para o seu futuro?” ou “Como você se vê daqui a x anos?”. Se um candidato responder perguntas completamente diferentes do que procurava na empresa, provavelmente a empresa irá desclassifica-lo.

Isso porque as empresas querem recrutar profissionais que possam fazer a diferença ali, ou seja, pessoas que estejam dispostas a se entregar à empresa para crescer na instituição.

Portanto, os recrutadores sabem que as pessoas têm sonhos e não passaram o resto da vida na zona de conforto.

Use a linguagem corporal a seu favor

Por fim, não se preocupe se sua voz se tornar um problema ou gaguejar em algum momento durante o processo de entrevista. Como foi dito anteriormente isso é normal, dadas as tensões que envolvem os candidatos neste momento.

No entanto, para auxiliar nesse processo, a linguagem corporal é ideal. Afinal, nossos movimentos e gestos dizem bastante sobre nós.

Ainda não entendeu? Veja esse exemplo, se o entrevistador estiver dando detalhes sobre o cargo e o candidato parecer perdido e distraído, dará a impressão de que a pessoa não está interessada na oportunidade e, portanto, corre o risco de perder o emprego.

Então, lembre-se não mexa muito as pernas e nem cruzes os braços, pois esses gestos geram desconforto ao recrutador.

About The Author


Matheus Henrique

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.