Entrevista por ligação telefônica? Veja algumas dicas para sair na frente!

Neste artigo anexamos pra você as principais perguntas que podem vir a serem feitas pelo entrevistador. Se prepare e vamos pra cima!

Publicidade

Se você se candidatou a uma oportunidade de emprego torna-se provável e convenhamos que muito bem vindo, não é mesmo? Que você passe por uma entrevista, caso seja via ligação, você está preparado?

Publicidade

Este tipo de prática é uma forma rápida de abordar candidatos e tirar dúvidas quanto a candidatura. Assim é usada por várias empresas de todos os portes e todos os segmentos. Vamos ver algumas dicas para você estar preparado e impressionar o seu recrutador positivamente?

Publicidade

Estar preparado para uma possível entrevista por telefone pode te garantir belos pontos positivos com o recrutador, sendo assim, você pode ser considerado a ocupar a vaga que se candidatou! Veja como você poderá fazer isso com certa antecedência e se precaver que tudo saia como esperado.

Trouxemos para vocês dicas que são úteis tanto na entrevista via ligação quanto na entrevista pessoalmente! Bora lá?

1. Estude sobre a empresa

Quando você se candidatar e notar que ah a possibilidade de uma segunda etapa (no caso a entrevista) procure saber sobre a organização. Informações como seu tamanho, o que ela produz, quais são os concorrentes diretos. Comece simples pelo website da organização, não deixe de pesquisar em sites de notícias (claro, confira se são confiáveis antes) para se manter atualizado das informações da empresa.

2. Deixe seu currículo perto de você durante a ligação

Muito provável o recrutador questionar detalhes que estejam no seu currículo. Tais como informações profissionais, cursos extracurriculares… É bom para que você não se perda, ter ele em seu campo de visão, de preferência de forma impressa, para que não haja nenhum erro no celular/computador e você se atrapalhe na hora.

3. Ouça com atenção o recrutador

Parece uma dica besta não é mesmo? Porém caso você fique nervoso é comum que comece a corta-lo e se empolgue em falar informações que não foram solicitadas. Caso esteja muito nervoso, respire fundo, faça uma contagem até 10 imaginária e tente focar na concentração. Assim para entender claramente o recrutador, conseguir dar uma resposta direta. Coisas desse tipo!

4. Procure um lugar que esteja tranquilo para atender a ligação

É importante que você tenha uma comunicação clara e não seja interrompida ou atrapalhada. O Ideal é sempre procurar um quarto isolado. Caso não seja possível, procure o cômodo mais silencioso da casa para que haja o mínimo de barulho externo.

5. Não interrompa as perguntas do recrutador

Interromper a pergunta do entrevistador pode causar irritação no mesmo. Controle-se, sei que você quer mostrar o máximo de você e de suas habilidades, mas dependendo do recrutador pode até descontar pontos nesse caso!

Entrevista por ligação telefônica? Veja algumas dicas para sair na frente!
Entrevista por ligação telefônica? Veja algumas dicas para sair na frente!

Agora, aproveitando o artigo, vamos falar um pouco sobre:

As perguntas que podem ser feitas a você pelo entrevistador?

Durante a entrevista via ligação, pode ter algumas perguntas bem parecidas com as que são feitas em entrevista pessoalmente. Porém é sempre bom estarmos preparados para responder! Certo?

1. Como você descobriu essa oportunidade?

Durante uma entrevista, seja pessoalmente ou por ligação, pode ser feita essa pergunta a você. Não tem segredo na resposta, hein. Caso tenha visto em nosso site, pode responder ao recrutador “Vi a vaga no Vagas e Estágios!”, caso tenha visto em outro lugar, resposta claramente onde viu. Caso tenha tido qualquer relação pessoal com algum funcionário da organização, indicamos que já explique ao recrutador, para não ser surpresa após a contratação.

Neste ponto ressaltamos que algumas empresas não concordam com a admissão de conhecidos no quadro de funcionários.

2. A pergunta clichê, fale sobre você!

Concentre-se em falar suas experiências (mais relevantes a vaga) e suas competências. Ambas que sejam relacionadas a vaga de emprego que está se candidatando. Indicamos que você fale sobre o que faz no momento (trabalho/curso) e finalize citando um assunto relacionado sobre o que quer fazer no futuro. Logico, de forma que se relacione com a vaga em questão.

3. Você conhece algo sobre a nossa empresa?

O recrutador vai querer saber se foi feita a lição de casa. Assim irá querer saber se você se interessou em pesquisar sobre a empresa que você se candidatou. Indicamos que você destaque alguma ou mais qualidades da empresa que estejam lado a lado contigo. Pode ser a missão da empresa, uma marca que eles trabalham ou até a própria cultura que você tenha encontrado virtualmente!

4. Porque você se desligou do seu ultimo trabalho?

Cuidado! Essa resposta pode comprometer muito sua ética no ambiente de trabalho. Para começar a responder, não hesite em ser sincero! Caso tenha sido demitido, fale e se possível, explique rapidamente o motivo. Não é preciso se aprofundar em detalhes, apenas resuma o acontecido.

Uma dica importante, jamais fale mal das antigas organizações, chefes ou colegas de trabalho. Isso pode acarretar pontos muitos negativos a você. O melhor a responder é que pode aprender muito com toda a experiência que viveu e está trabalhando duramente para que possa evoluir como profissional!

5. Porque devemos contrata-lo?

Destaque algo positivo que você pode exercer na organização. Uma habilidade que se conecte com a vaga, uma experiência que viveu e possa acrescentar a organização, que você tem a determinação precisa para resolver o problema que a organização possa vir apresentar. É sua hora de apresentar o porque você se considera o melhor para a vaga!

6. Quando podemos contar com você aqui?

Caso não esteja exercendo nenhum trabalho, coloque-se a disposição da empresa para começar no dia seguinte. Assim o entrevistador tenha urgência para preencher a vaga, essa reposta pode te render diversos pontos positivos! Caso esteja trabalhando, considere um tempo que você levaria em comunicar-se com a atual empresa, a sua saída e caso seja preciso cumprir aviso prévio, que tenha o prazo suficiente.

7. Você tem alguma questão que queira me falar?

Não descarte que possa receber essa pergunta! Essa é a oportunidade que você como funcionário tem de demonstrar o seu interesse pela vaga e pela organização! Além de poder esclarecer possíveis dúvidas. A dicas é se preparar com antecedência. Caso tenha marcado a entrevista para amanhã, já bole algumas questões hoje. Além disso, é importante que durante a entrevista você anote quaisquer duvidas que venha a ter e não interrompa o recrutador. Assim estará organizado para indagar o recrutador com qualquer possível duvida.

Agora vamos ao mais importante.

O que você não pode fazer de maneira alguma durante a entrevista telefônica

Agora que trouxemos para você dicas de como se sair bem durante a entrevista telefônica, vamos falar alguns pontos em que você NÃO deve fazer de maneira alguma durante a entrevista.

  1. Distrair-se com o celular ou distrair-se com a TV;
  2. Comer ou beber durante a ligação (a não ser que seja uma agua rapidamente e sem barulhos extremos);
  3. Dar repostas curtas como É, NÃO, COMPLICADO;
  4. De forma alguma se dirigir ao recrutador como “mano” ou qualquer outro tipo de gíria excessiva;
  5. Não falar nenhuma palavra de baixo calão.

Fácil né? Então prepara-se para a entrevista e boa sorte!

About The Author


Matheus Henrique

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.