Já sabe como preencher corretamente o OBJETIVO PROFISSIONAL no seu currículo?

O objetivo profissional tem como peso ser um dos principais campos do nosso currículo. Sendo assim ele mostrará ao recrutador suas expectativas profissionais e qual é a oportunidade que você está em busca no momento.

Publicidade

Vamos lá, sabemos que é um campo onde você não deposita tanta atenção, certo? Então vamos parar agora o que você está fazendo para analisar com toda a atenção esse artigo! Você precisa se atentar a isso!

Publicidade

Não estamos exagerando falando que é um dos principais focos no currículo. Assim ele é importante para o recrutador e deve ser preenchido de uma forma clara e completa. Além do que, sempre são selecionados os melhores e mais completos colaboradores para a empresa!

Publicidade

Portanto nesse artigo, trazemos pra vocês uma explicação clara do que é o objetivo profissional em seu currículo. Assim também trazemos para vocês que você deve escrever no campo do objetivo de acordo com o que você está em busca para o seu crescimento profissional. Bora lá?

Qual o significado do campo Objetivo Profissional?

O objetivo profissional dentro do currículo significa a oportunidade que você quer ocupar caso seja selecionada para a vaga.

Neste campo você precisará demonstrar ao recrutador o que você está em busca e quais são e serão as expectativas profissionais!

Assim isso é importante você preencher corretamente para fazer com que o recrutador se atente e foque em você na seleção.

Lembrando que, todo o preparo para as entrevistas é necessário, até porque sabemos o quão difícil está de conseguir uma vaga de emprego nos dias atuais né? Então você precisa no “cara a cara” mostrar uma pessoa inteligente e preparada!

Portanto veja neste artigo como preencher o campo de Objetivo Profissional!
Portanto veja neste artigo como preencher o campo de Objetivo Profissional!

Como eu irei definir o meu objetivo profissional?

De forma objetiva, você deverá descrever qual cargo tem competência suficiente para assumir e deverá mostrar de forma clara para o recrutador.

Veja algumas dicas que selecionamos para você não perder essa chance:

1. Saiba qual é a oportunidade que você irá se candidatar

Com base em toda sua experiência profissional e teórica, você precisa saber qual é a vaga disponibilizada pela organização. Assim que você esteja apto a responder a todas os requisitos solicitados pela empresa! Esse é o seu principal objetivo profissional.

2. Você deverá alinhar o seu objetivo profissional com a disponibilização da vaga

Vamos a um exemplo: quando você for se candidatar a uma oportunidade de Analista de Marketing, seu objetivo profissional deverá ser focado no cargo Analista de Marketing.

3. Leve em consideração a nomenclatura das vagas disponíveis

Ao preencher o seu currículo em uma plataforma de empregos (tal como o vagas.com ou outra similar), você não deverá mudar o objetivo profissional a cada candidatura que você submeter seu currículo. A troca do objetivo só é indicada para currículos impressos, onde você deverá centralizar a vaga com o seu objetivo.

Porque dissemos que não é adequado ficar alterando o objetivo em plataformas online, a plataforma pode acabar se confundindo e atrapalhando a disposição de vagas para você.

No caso das plataformas online é importante que você defina um objetivo profissional adequado para um “maior” número de oportunidades relacionado a sua área.

Um exemplo rápido é, existem organizações que vão disponibilizar a “mesma vaga de emprego” com duas nomenclaturas diferentes. “Analista de Mkt” mas outra organização tem a oportunidade “Comunicação e Marketing Jr” ou “Acessor de Mkt”.

Neste caso, como citamos acima, você precisa ter um objetivo “geral”, no caso do exemplo: Marketing.

Assim as organizações que solicitarem no sistema currículos que tenham o objetivo de Marketing, receberão o seu currículo para analise.

5 pontos essenciais no objetivo profissional do Currículo

Nesse ponto, iremos te explicar um pouco sobre quais elementos você deverá considerar na hora de descrever o campo do seu objetivo profissional no seu currículo. Assim ele precisará ser específico, conhecido, otimizado, focado e alinhado.

Portanto confira aqui conosco os 5 pontos essenciais.

Específico

Preenchendo o campo do objetivo com a área e nível hierárquico que você deseja participar na empresa

Conhecido

Descreva os seus cargos utilizando uma nomenclatura que o mercado compreenda. Assim, evite as terminologias internas e/ou gírias como exemplo: An Mkt Jr II.

Otimização

Utilizando um dado do Vagas.com, 3 a cada cinco currículos analisados por ele tem um objetivo profissional transformado em praticamente um texto. O que é desnecessário para o recrutador. Sendo assim, foque no seu objetivo profissional com as palavras-chaves necessárias.

Focado

É possível que você coloque mais de 1 opção no objetivo profissional, desde que ela esteja englobado na mesma área de atuação. Um exemplo é: Analista de Marketing, Analista de trade Marketing, Analista de Marketing Digital.

Lembrando que essa opção de colocar mais de 1 objetivo varia de plataforma para plataforma.

Alinhado

Considere todos os seus cursos profissionalizantes e áreas que são do seu interesse para definir no seu objetivo profissional. Assim preste bastante atenção se o seu objetivo está realmente alinhado a sua área de atuação.

É necessário que o seu currículo faça sentido com a sua área de atuação. Portanto tente não gerar um currículo muito aleatório, tal como cursos de cozinha e área de atuação TI.

É o seu primeiro emprego? Veja aqui 4 exemplos de frases que você poderá colocar no objetivo profissional.

Assistente administrativo, Auxiliar administrativo, Estagiário de comunicação ou somente Jovem Aprendiz.

Agora vamos falar 5 exemplos de frases onde você já tem experiência e vai colocar no objetivo profissional.

Coordenador de Recursos Humanos, Diretor de recursos humanos, Diretor de RH, Gerente administrativo ou Analista Financeiro.

Viu como esse “objetivo” é importante para sabermos o que você está em busca? Portanto neste campo é onde o recrutador valida se você realmente está em busca daquela vaga ou se você está a procura de “qualquer” oportunidade.

Assim agora que você já seguiu essa dica, que tal ver as demais dicas do nosso portal? Vem com a gente!

About The Author


Matheus Henrique

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.